quinta-feira, 12 de março de 2009

Hepatites Virais I


Bom dia. Vamos dar início a uma série de conhecimento em relação as Hepatites Virais. Bons estudos.
Introdução
As inflamações do fígado provocadas pelos vírus hepatotrópicos atingem milhões de indivíduos e representam significativo problema de saúde pública em todo o mundo. Altualmente, cinco vírus são reconhecidos como hepatotrópicos, o vírus A ou HVA, o vírus B ou HVB, o vírus C ou HBC, o vírus Delta ou HBD e o vírus E ou HVE, os quais provocam a "hepatite". Outros três vírus, ou seja, o vírus G ou HVG e o vírus transmitido por tansfusão(TTV) e o SEN-vírus, identificados recentemente, ainda estão em fase de investigação. Das hepatites citadas irei descrever por parte primeiramente serão descritas a HEPATITE A progressicamente as outras serão citadas, lembrando que abaixo do texto terá as fontes.
HEPATITE A
É uma inflamação do fígado (hepatite) causada por um vírus chamado Vírus da Hepatite A (HAV). Pelo seu modo de transmissão, esse tipo de hepatite é típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico. Nesses locais, incluindo a maior parte do Brasil, predomina em crianças pequenas (2 à 6 anos), porém, indivíduos que não tiveram a doença quando crianças, podem adquiri-la em qualquer idade. É um vírus do tipo RNA.

Transmissão:
é fecal-oral através de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra.

Como se previne?
O vírus A é eliminado pelas fezes na fase de incubação e nos primeiros 10 dias de icterícia. As fezes contaminam as águas que, se não tratadas, ao serem usadas para lavar alimentos, utensílios e para o próprio banho levam a doença a novos indivíduos. É importante portanto, o uso de água tratada ou fervida para fins alimentares, além de seguir recomendações quanto a proibição de banhos em locais com água contaminada e o uso de desinfetantes em piscinas. Indivíduos expostos ao vírus da Hepatite A, há menos de 15 dias e ainda sem sintomas, podem ser tratados com injeção de anticorpos (imunoglobulina), tentando prevenir ou amenizar a doença.

VACINAS

A vacina para Hepatite A é recomendável para todas crianças a partir de 1 ano de idade e para pessoas que viajam para áreas onde a Hepatite A é muito freqüente, como o norte do Brasil e países tropicais subdesenvolvidos. Grupos de alto risco como crianças e adultos que vivem em creches, asilos ou prisões, homo e bissexuais, usuários de drogas injetáveis ou não, pacientes com doença hepática crônica, aqueles com AIDS ou doenças da coagulação também devem ser vacinados. A aplicação da vacina é útil em profissionais da área da saúde com potencial contato com pacientes ou material contaminado.


Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?227
Fonte: DIP de Sylvia Lemos Hinrichsen


Nenhum comentário:

Postar um comentário